Total de visualizações de página

PLACA NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

PLACA  NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

sábado, 6 de outubro de 2007

PASTOR JOÃO WENDLING DUARTE

Armando Sérgio Mercadante

“Ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho a todas as criaturas”. (Mc 16,15)

Estava dando uma geral nos meus livros e deparei-me com o livro 1º ANO DE DESENHO PARA O GINÁSIO, 16ª EDIÇÃO, do autor Rafael Rotondaro, adotado pelo Prof. Fernando Massa na minha primeira série no Ginásio de Recreio. Na primeira folha estava bem destacado o carimbo da LIVRARIA PASTOR DUARTE, DO PASTOR JOÃO WENDLING DUARTE, Rua Tenente Joaquim Pereira, 206, RECREIO – E.F.L. – MINAS GERAIS. Numa fração de segundos as imagens do período de 1958 a 1963 tornaram-se presentes. A livraria ficava na sala da sua modesta residência na Rua Tenente Joaquim Pereira, 206. A venda dos livros ajudava Sr. João e Dona Noemia a criar seus filhos que não eram poucos. Sr. João nos recebia sempre com um sorriso convidativo e uma alegria do dever cumprindo estampada em seus olhos com a chegada dos livros encomendados.

Fui seu aluno no Curso Ginasial na matéria História Antiga. Na unidade sobre os hebreus esbanjava seus conhecimentos bíblicos. Seu modo original de exercer o magistério me cativava. Algumas expressões ficaram eternizadas na minha memória: “Sepulcro caiado”, “vocês vão sentir a força de um comedor de cebolas”, “Ladrão! Você está roubando o conhecimento do outro”. E tantas outras que brotavam espontaneamente de acordo com a situação que acontecia no desenrolar da aula. Quando surpreendia um aluno colando do colega gritava enfurecido: “Ladrão, você está roubando o conhecimento alheio!”. Se a turma estava muito inquieta arregaçava as mangas da camisa e com os punhos cerrados dizia sorrindo:

- Vocês querem provar a força de um comedor de cebolas?

Meu colega Pedro Paulo (do Daé) foi agraciado com o apelido de Pedro Paulo Defunto. O motivo é segredo estudantil.

Numa aula durante uma explicação sobre a Mesopotâmia, Sr. João tapou os olhos com as mãos e disse:

- Não olhem para trás! É o indivíduo perverso (seu filho Timóteo) que está atrás do vidro da janela. As histórias envolvendo o Timóteo tornaram-se folclóricas para a minha geração.

Dedicou sua vida ao magistério, ao ministério de Pastor, a venda de livros e a família. Tenho certeza que sua luta foi muito grande. Com a proteção de Deus foi um vencedor. “Busquei ao Senhor e meu ouviu, e me livrou, de todas as minhas tribulações” (Sl 33,5). “O Senhor é meu pastor e nada me faltará”(Sl 222,1).

Na Semana da Família, realizada em Recreio de forma ecumênica, salvo engano em 1966, onde os temas foram abordados por representantes de diferentes religiões, participei com colegas, inclusive Pe. Mauro, de um culto na Igreja Cristã. Pude sentir a atuação do Pastor João Wendling no púlpito pregando o Evangelho. Pregava com entusiasmo, autoridade e convicção. “Porque a palavra do Senhor é reta, e a sua fidelidade resplandece em todas as suas obras” (Sl 32,4).”Eu cantarei eternamente as misericórdias do Senhor; anunciarei a tua verdade pela minha boca, de geração em geração” (Sl 88,1).

Fica aqui, meu caro mestre, pastor e livreiro o meu agradecimento a Deus por ter me concedido o privilégio de ter sido seu aluno.

“Combati o bom combate, acabei a minha carreira, guardei a fé”. (2 Tm 4,7)


Nenhum comentário: