Total de visualizações de página

PLACA NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

PLACA  NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

MAIO MÊS DE MARIA



Lenira Rocha Peres Mercadante
“Eis aqui a serva do Senhor.
Faça-se em mim segundo a tua palavra”
(Lc 1,38).
Quando recebi a última MM e vi na capa a fotografia da antiga Igreja de Recreio, senti uma sensação gostosa em lembrar dos bons tempos da minha infância. Logo veio a lembrança as comemorações do mês de maio em Recreio. A expectativa era muito grande para a chegada deste mês que se homenageava Maria, principalmente pelas crianças e os que participavam ativamente das atividades organizadas pela Igreja.
Para nós, crianças na época, era uma grande festa cheia de muita emoção e alegria. Dentro da Igreja armava-se um altar muito bonito, onde se realizava a coroação de Nossa Senhora. A ornamentação era de muito bom gosto e primava pelo capricho. O altar ficava lindo revestido com o azul da cor do céu. E lá estava a imagem de Maria de uma beleza incomparável.
Havia os ensaios de preparação das crianças que iriam participar do grande acontecimento: cantos, como coroar e colocar a palma, a oferta do buquê de flores e o lugar onde cada uma deveria ocupar. As responsáveis pela organização e pelo ensaio, salvo engano, eram Maria Tomasco e Maria, Nadir e Nair do Frederico.Terminado o ensaio, as crianças arrumavam um corre-corre em busca das flores que seriam jogadas em Maria em forma de pétalas. “E a sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem (Lc 1,50)”.
A noite era encantada como num conto de fadas. Lembro-me ainda das roupas dos anjos. Eram lindas, feitas de tecido branco, rosa ou azul claro e brilhante, com a parte de cima trabalhada com casinhas de abelhas onde eram colocadas inúmeras estrelinhas prateadas com muito brilho. Na cabeça uma coroa de flores e as asas, tão lindas, muito brancas. Minha mãe tinha o costume de nos agasalhar por baixo da vestimenta, devido ao intenso frio das noites de maio.
O ponto de encontro e saída da procissão ocorria em frente da casa da Dona Rosa Vieira, pessoa boníssima e educada. Lembro-me dela com muito carinho. Ali se reuniam todos os participantes: pais, anjos e acompanhantes. Com muita beleza e fé a procissão caminhava em direção da Igreja seguida da Banda de Música que contagiava a multidão. Que maravilha! Cá pra nós, a Banda animava e alegrava muito a cidade. Deus queira que ainda tenhamos outra. Estou confiante. O andor de Maria e os anjos iam à frente. Os fogos de artifícios embelezavam e encantavam a todos. A multidão cantava: “Ave, ave, ave Maria (...)” Momentos de muita emoção estavam sendo vividos intensamente. Na hora da coroação os sinos repicavam, os foguetes explodiam nos céus, a Banda tocava e o retratista tirava as fotos sob encomenda. Era o momento mais bonito e emocionante de todos. Toda a atenção estava voltada para aquela que é a mais sublime de todas as criaturas: Maria. “A minha alma engradece o Senhor. Exulta meu espírito em Deus meu Salvador (Lc 1,46)”. Naquele momento Maria estava sendo coroada por um dos anjos. Após a coroação ocorria a distribuição de enfeites ou sacolinhas, com doces oferecidos geralmente pela mãe do anjo que coroava Maria. “O Senhor fez em mim maravilhas. Santo é o seu nome (Lc 1,49)”.
Após a coroação, o povo ia para as barraquinhas saborear salgadinhos, bolos, chocolate,quentão era o que não faltava. E sempre terminava com um leilão de dar água na boca, devido à variedade das deliciosas prendas. E a festa continuava com a participação de muita gente, apesar do frio que compunha o cenário.
Vivíamos as comemorações do mês de maio com muita intensidade e alegria. São momentos inesquecíveis.É importante que se viva cada momento de nossas vidas com muita intensidade, qualidade, amor, paz, alegria, coragem, confiança e fé. Porque a vida não deve ser contada pelos dias que passam e sim pelas coisas boas que fazemos e vivemos..
O tempo passa, voa, sem darmos conta. É como um pássaro que escapa das nossas mãos e se perde no infinito.

Nenhum comentário: