Total de visualizações de página

PLACA NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

PLACA  NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

domingo, 21 de outubro de 2007

MIGUEL ANDRIES, UM OPERÁRIO-PREFEITO




UM OPERÁRIO-PREFEITO

Miguel Andries nasceu em Porto Novo no dia 8 de abril de 1908 e faleceu em Cataguases em 19 de junho de 1994, vitimado pelo câncer. Morreu aborrecido com os políticos de Recreio terra que tanto amou. Antes de falecer deixou claro que não queria nenhum tipo de homenagem. Chegou a fazer um discurso na Câmara dos Vereadores manifestando o seu descontentamento. Depois que deixou a prefeitura chegou a passar dificuldades econômicas com sua pequena aposentadoria de trabalhador autônomo.
Filho de Maria Passos e Frederico Andries, viveu mais de sessenta anos em Recreio. Foi um recreiense de coração. De um família de sete irmãos foi o único que não se casou. Segundo sua sobrinha Niracy Andries Pires da Silva, presente em seu velório, "sua paixão proibida era Zizinha Fernandes".
Era um líder nato. Pessoa simples, honesta e empreendedora. Foi mecânico e especialista em instalações elétricas em máquinas de beneficiamento de arroz. Sempre participou de todas as comissões de festas benificientes.
Em 1958 foi o candidato do povo como candidato a prefeito vencendo João Perilo que representava os interesses dos fazendeiros e comerciantes. Tomou posse em 1º de janeiro de 1959 (ver foto onde está de terno preto do lado esquerdo do prefeito anterior Dr. José Antonio Monteiro de Barros que está sendo entrevistado). Foi a vitória de um operário que ousou enfrentar a elite de Recreio. Governou no período de 1959 a 1963. Foi também vereador no período de 1967 a 1971. Mesmo como prefeito jamais abandonou seu jeito simples de ser. Era comum encontrá-lo nos canteiros de obra com seu macacão de mecânico ajudando os trabalhadores. Certa vez uma pessoa vendo-o plantando no jardim perguntou onde poderia encontrar o prefeito da cidade. - Você está falando com ele, respondeu Miguel.
Miguel Andries foi um dos grandes responsáveis pela criação do Ginásio de Recreio em 24 de junho de 1956, enfrentando com coragem e garra todos os obstáculos que surgiam à sua frente. Teve também um papel importantíssimo na construção do novo prédio do Ginásio. Foi o primeiro Presidente do Setor Local quando a CNEG (Campanha Nacional de Educandários Gratuitos) encampou o nosso Ginásio. Exerceu a função de Presidente do Setor (órgão mantenedor do Ginásio) no período de 27 de setembro de 1959 a 28 de março de 1966.
Carnavalesco e organizador de festas fazia parte do do tradicional Clube dos Baetas, bloco carnavalesco do seu coração.
Remodelou o nosso jardim principal conseguindo que a Estrada de Ferro Leopoldina doasse um pequeno terreno que servia como depósito de lenha para alimentar as locomotivas. Ali construiu o atual lago artificial com o painel de azulejo onde mostra operários trabalhando na construção da via férrea(Ver fotografia acima). Na remodelação do nosso jardim principal teve a importante ajuda de Dona Rosa Vieira. Construiu também parte do prédio do atual Hospital São Sebastião.
Miguel era amigo da minha família. Foi colega de minha mãe, Dirce Araujo Mercadante, na juventude. Passava todos os dias lá em casa para tomar o cafezinho e conversar. Quando abria o portão chamava minha mãe, em tom de brincadeira, de Dona Dilce.
Guardo até hoje um presente que me deu quando eu era criança: um livro infantil c do Gato de Botas.
Na verdade Miguel foi um operário que ousou enfrentar a elite dominante e saiu vitorioso como o único operário-prefeito de nossa cidade até hoje.


PERSONALIDADE RECREIENSE
MIGUEL ANDRIES era, a meio século, uma destacada figura da sociedade recreiense. Vim a conhece-lo mais de perto quando o distrito de Recreio se tornou cidade em 1938.(...)
Sempre foi uma figura sociável, inteligente e criativa. Com a colaboração do povo de Recreio e de Dona Rosa Vieira, de saudosa memória, lutou para reaver da Estrada de Ferro Leopoldina, o pequeno espaço existente à frente da Estação Ferroviária de Recreio, no centro da cidade, entre as linhas férreas de Ubá e Carangola, ocupado como Depósito de Lenha, de três a cinco metros de altura, que imprimiam ao logradouro um péssimo aspecto urbanístico.
Vitoriosos construiram o atual coreto e jardim existentes, Algum tempo depois, já com o município instalado, do qual fui o primeiro Secretário-Contador, construiu comigo, Maria Tomasco, Alaide Malta e com o apoio da municipalidade, o Jardim do Botafogo , em que até os postes de iluminação foram feitos pelo Miguel Andries. Esse jardim veio a ser construído novamente, cinquenta anos depois, por meu filho, o arquiteto recreiense Luiz Celso Bretas Pereira, na gestão do Prefeito Dr. Geraldo Damasceno de Almeida, nosso primo. Curioso é que os meios-fios que copiei por desenho, em escala e que estavam sendo postos nas ruas de Belo Horizonte àquela época, foram encontrados intactos, no mesmo local onde haviam sido soterrados a um semi-século, vindo novamente servir à atual Praça!
Nos carnavais fazia carros alegóricos e decorações que asseguravam a boa apresentação do "Clube dos Baetas"!
Organizava, outrossim, bailes e festas comemorativas de aniversários da cidade, da Banda de Música 1º de Maio e de outras associações. Em festas domiciliares era sempre o colaborador indispensável; e chegou até a ser aplaudido, pela feitura e decoração de um belíssimo Bolo de Casamento.
Em determinada época foi eleito Prefeito do Município de Recreio: venceu políticos e imbatíveis adversários, venceu pelo seu espírito combativo, pelo seu valor e por suas amizades.
Não sendo político não tinha a Câmara para apoiá-lo e os seus adversários jamais permitiram qualquer reajuste de seus vencimentos "de dois cruzeiros por mês". Viveu de suas economias de seu trabalho. Para concluir.Miguel Andries sempre foi um defensor da Verdade e da Justiça. Como prefeito revelou sua profunda admiração a todo o povo e o município de Recreio. Construiu com a ajuda da população e os saldos bancários acumulados de festas, quermesses e outras fontes sem a formação de quaisquer associados, o Hospital São Sebastião. A família Andries os nossos sentidos pêsames.
Mauro de Almeida Pereira
(Artigo publicado no Jornal VOZ DA CIDADE em junho de 1994).

Um comentário:

Unknown disse...

Que maravilha saber que tio Miguel, irmão do meu avô Guilherme, apelido Filinho, foi um operário/prefeito, gente que faz!!! orgulho de fazer parte desta família, orgulho de ter um pedacinho de Recreio no meu coração. obrigada pelas informação. abs, Elisa Andries