Total de visualizações de página

PLACA NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

PLACA  NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ZEZÉ PONTA-ESQUERDA NATO


Zezé, ponta-esquerda nato

ÉLCIO PAIOLA

Durante festejos de final de ano, é natural as pessoas se desligarem do noticiário esportivo e, consequentemente, muita gente não ficou sabendo da morte do ponteiro-esquerdo Zezé, ex-Fluminense, Guarani e Flamengo, no dia 30 de dezembro.

O mineiro Antonio José da Silva, natural de Muriaé, não se diferenciava da molecada da época, avessa aos estudos e com fascínio pela bola. Sabia controlá-la habilmente com a canhota, e por isso em 1976 já era jogador do Fluminense.

Na época, parte dos treinadores usava o chamado ponta falso, que recuava para ajudar a cercar os espaços do adversário no meio-de-campo. Zezé, contrariamente, era da escola antiga. Só participava do jogo com a bola nos pés. Assim, ao se desvencilhar do lateral, chegava facilmente ao fundo de campo, e fazia precisos cruzamentos. Também sabia fechar bem em diagonal, pegava bem na bola, e por isso de vez em quando fazia seus golzinhos.

Se com essa característica chegou à Seleção Brasileira em 1979, participando de dois jogos - dois empates -, torcia o nariz quando treinadores pediam para ajudar na marcação. "Não adianta. Não sei marcar", era a resposta áspera aos comandados, que se irritavam ao vê-lo parado em campo cada vez que perdia a bola.

Ainda no Fluminense, comemorou o título carioca de 1980, num time formado por Paulo Goulart; Edevaldo, Tadeu, Edinho e Rubens; Delei, Gilberto e Mário; Mário Jorge, Cláudio Adão e Zezé.

Em 1982 se transferiu para o Guarani, numa troca pelo meia Ângelo (falecido). E se encaixou bem num ataque que tinha Lúcio, Jorge Mendonça, Careca e ele. E mais: um meio-de-campo que nos jogos em Campinas contava com outro meia de característica ofensiva, caso de Ernani Banana, e apenas um volante pegador: Éderson.

Desta forma, com Zé Duarte (falecido) no comando técnico, o Guarani primou pela ousadia ao jogar com quatro atacantes e, às vezes, até cinco. A recompensa foi à bela campanha no Campeonato Brasileiro, quando chegou à fase semifinal, despachado pelo Flamengo após derrotas por 2 a 1 no Rio de Janeiro e 3 a 2 em Campinas, com público pagante de 120.441 e 52.002 respectivamente.

No Campeonato Paulista daquela temporada, Zé Duarte optou por um time com mais pegada no meio-de-campo e escalou Banana como falso ponteiro-esquerdo, possibilitando que Júlio César auxiliasse Éderson na marcação. Logo, sobrou para Zezé, que chiou bastante da condição de reserva.

Não bastasse a insatisfação do atleta, uma bateria de exames feita pelo cardiologista Nabil Ghorayeb, que coordenava o Sport Check-up do Hcor (Hospital do Coração), constatou que ele tinha problemas cardíacos e foi proibido terminantemente de jogador futebol.

Evidente que Zezé não acatou o diagnóstico. Disse que não sabia fazer outra coisa na vida a não ser jogar bola, e, assim, o Guarani facilitou a sua transferência para o Flamengo, onde ficou até meados de 1983, passando, posteriormente, por Ceará, Santo André (SP) e Blumenau (SC), entre outros, até 1992.

Zezé correu risco desnecessário de sofrer enfarto no futebol, ainda mais pelo histórico da morte de um irmão cardíaco participando de uma pelada.

E agora, quando sonhava se firmar na função de treinador de equipes de segunda divisão do futebol mineiro, morreu aos 51 anos de idade, vítima de complicações renais.

Nota do blog: o autor enganou-se porque a causa foi enfarto.

Nenhum comentário: