Texto extraído do trabalho apresentado no X Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VI Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba por professores de São José dos Campos com o título A IMPORTÂNCIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO JOSEENSE.
“O grande desafio é lutar pela preservação do patrimônio cultural e histórico, com fins de manter viva a lembrança daqueles que participaram da construção da nação, de suas instituições e dos momentos em que fatos significativos para essa construção ocorreram. O despertamento político da cidadania, por intermédio desses monumentos é o grande objetivo a ser alcançado na questão da valorização e preservação de bens históricos.
Visto que o ensino de história ainda é encarado como uma matéria maçante, e muitas vezes desinteressante para muitos, a preservação dos monumentos históricos em São José dos Campos entraria aí como um recurso tangível para a fixação e aprendizado da história. Um fator didático e ferramenta ao professor para despertar o interesse dos alunos pelo estudo sobre a própria cidade onde vivem, e o que representou determinado monumento para a cidade e seus habitantes. É preparar novas gerações para o nascimento de uma consciência política sobre a história do Brasil, como por exemplo, o que significou uma fazenda de café para a sociedade e a cidadania brasileira, além de render divisas com a venda de seu produto.
Assim, acreditamos que a contribuição do patrimônio histórico para a formação da cidadania brasileira ainda é pouco explorado pelos nossos professores, e é nesse sentido que se deve focar quando tratamos de preservação, não somente para fins turísticos, mas principalmente para que o cidadão possa ter a compreensão do momento histórico que aquele monumento representou para a sociedade, e que ele possa manter viva essaconsciência de cidadania através das gerações”.
“O grande desafio é lutar pela preservação do patrimônio cultural e histórico, com fins de manter viva a lembrança daqueles que participaram da construção da nação, de suas instituições e dos momentos em que fatos significativos para essa construção ocorreram. O despertamento político da cidadania, por intermédio desses monumentos é o grande objetivo a ser alcançado na questão da valorização e preservação de bens históricos.Visto que o ensino de história ainda é encarado como uma matéria maçante, e muitas vezes desinteressante para muitos, a preservação dos monumentos históricos em São José dos Campos entraria aí como um recurso tangível para a fixação e aprendizado da história. Um fator didático e ferramenta ao professor para despertar o interesse dos alunos pelo estudo sobre a própria cidade onde vivem, e o que representou determinado monumento para a cidade e seus habitantes. É preparar novas gerações para o nascimento de uma consciência política sobre a história do Brasil, como por exemplo, o que significou uma fazenda de café para a sociedade e a cidadania brasileira, além de render divisas com a venda de seu produto.
Assim, acreditamos que a contribuição do patrimônio histórico para a formação da cidadania brasileira ainda é pouco explorado pelos nossos professores, e é nesse sentido que se deve focar quando tratamos de preservação, não somente para fins turísticos, mas principalmente para que o cidadão possa ter a compreensão do momento histórico que aquele monumento representou para a sociedade, e que ele possa manter viva essa consciência de cidadania através das gerações”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário