Total de visualizações de página

PLACA NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

PLACA  NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

DENGUE: QUE SIRVA DE EXEMPLO

Em situação crÍtica

Rio Novo tem apoio da Marinha contra dengue

Mariana Nicodemus
Repórter

A cidade de Rio Novo, a 52 quilômetros de Juiz de Fora, recebeu ontem o reforço de 14 fuzileiros Marinha no combate à dengue. O município, com cerca de nove mil habitantes, vive situação crítica, com 488 casos notificados em 2011 - o dobro do registrado até fevereiro de 2010 -, segundo a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Juiz de Fora. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a cidade é a primeira de Minas em número de registros de suspeita da doença por habitante. O percentual ultrapassa os 5% da população, e a previsão é que, em dois meses, até 60% dos moradores tenham sido infectados. Apesar do quadro, a Prefeitura local decidiu manter o carnaval, que é um dos mais populares da região e deve atrair 15 mil pessoas. A preocupação é de que a movimentação reflita no aumento das taxas de transmissão da dengue em cidades vizinhas.

Segundo a coordenadora do Setor de Epidemiologia da GRS, Lourdes Tavares, embora o índice de infestação predial de Juiz de Fora esteja alto, 6,4% conforme o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa), a taxa de transmissão na cidade é baixa. O município contabiliza 159 notificações, segundo a GRS, o que corresponde a menos de 0,5% da população. "Podemos ter muitos mosquitos, mas eles só transmitirão a doença se estiverem infectados. A taxa de transmissão deslancha quando pessoas que contraíram dengue em outros locais voltam contaminadas e são picadas de novo."

O prefeito de Rio Novo, Antônio (Totõe) de Moura Varotto, nega que a situação na cidade seja alarmante e diz que o problema será contido até o carnaval. "Estamos fazendo nossa parte. O fumacê está rodando e oficiais da Marinha reforçam as equipes de combate. Além disso, se cada um cuidar de seu quintal, fica mais fácil. Aí teremos um carnaval melhor que o do ano passado, sem dengue." Ele destaca, ainda, que a cidade está preparada para prestar atendimento médico a todos os doentes.

A população, no entanto, não demonstra a mesma tranquilidade. A técnica em enfermagem Carla Soares, teve que vir a Juiz de Fora colher material para os exames de sorologia dela e da filha, que apresentaram sintomas de dengue na última semana. "A situação é precária. O único hospital da cidade não está dando vazão, já está lotado." A professora Maria Virgínia Braga teme que não haja assistência médica suficiente para moradores e visitantes durante o carnaval. "Quem ainda não teve dengue, já está preparado para ter. E quem já teve, está alarmado, porque pode ter novamente."

O infectologista Rodrigo Daniel de Souza aconselha que as pessoas evitem localidades com surto declarado de dengue, já que medidas paliativas, como uso de repelentes, não são totalmente eficazes para evitar o contágio. Ele também orienta que se evite a automedicação, pois remédios com ácido acetilsalicílico na fórmula podem provocar complicações em caso de dengue. Matias Barbosa, a 20 quilômetros de Juiz de Fora, também contabiliza alto número de notificações, com 108 casos suspeitos.

Em JF, pastores vão propagar mensagens contra o Aedes
Mantendo a estratégia de mobilização social para ampliar o cerco à dengue, que já tem 43 casos confirmados na cidade este ano, o prefeito Custódio Mattos (PSDB) se reuniu ontem com o Conselho dos Pastores de Juiz de Fora (Compas). Ele pediu apoio da entidade e dos filiados para tentar evitar nova epidemia da doença, que provocou 17 mortes em 2010."Estamos procurando os líderes, para que possam ajudar na disseminação da mensagem. Queremos que os pastores transmitam o apelo aos fiéis e também aos sacerdotes de outras igrejas, com os quais tenham contato."

Já o secretário de Saúde, Cláudio Reiff, lembrou que a luta contra o Aedes aegypti deve ser rápida, já que, em cerca oito dias, dependendo das condições do ambiente, o ovo se transforma em mosquito. Ele alerta que a situação tende a piorar nos próximos anos, pois o inseto já está é encontrado em água suja e salinizada, e não apenas em água parada e limpa.

Segundo o presidente do Compas, pastor Lourenço da Costa Júnior, a instituição vai multiplicar as mensagens de combate à doença em seus programas de rádio e nos cultos. "Vamos auxiliar para que, cada igreja, dentro de sua rotina, propague o cronograma dos mutirões e inclua em seus informativos e celebrações as mensagens sobre como evitar a doença".

No próximo sábado e domingo serão realizados as primeiras "Batalhas Regionais contra a Dengue", nas zonas Sul e Norte da cidade, respectivamente. Serão três finais de semana de atividades em todas as regiões do município, definidas com base no último Levantamento de Índice Rápido Aedes aegypti (Liraa), realizado em janeiro. Cerca de 1.200 funcionário da PJF participarão das atividades, entre agentes de saúde, fiscais de posturas, agentes de trânsito e guardas municipais. O Exército e a Polícia Militar também integram a força-tarefa contra a doença.

(Extraido da TRIBUNA DE MINAS DE 17 de janeiro de 2011)

Nenhum comentário: