Total de visualizações de página

PLACA NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

PLACA  NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

sábado, 29 de setembro de 2007

QUEM CASA QUER CASA

Lenira Rocha Peres Mercadante

(Da esquerda para a direita: Antonio Britto, Alvaro Marques, Sebastiãozinho do Araújo e Lenira Rocha Peres)

A peça Quem Casa Quer Casa foi escrita em 1845 por Martins Pena. O enredo se desenrola na cidade do Rio de Janeiro. Tem apenas um ato e os personagens eram: Nicolau, marido de Fabiana, mãe de Olaia e Sabino. Anselmo , pai de Eduardo, irmão de Paulina, dois meninos e um homem. É uma comédia que mostra o dia a dia de uma família onde os genros com os filhos moram na mesma casa com os sogros. As reclamações e a luta pelo poder levavam a platéia ao delírio.

No ano de 1962 alguns alunos do Ginásio de Recreio decidiram formar um grupo de teatro. A peça de maior sucesso foi uma adaptação da obra de Martins Pena Quem casa quer casa. Participaram do elenco: Raquel Tomasco, Pedro Paulo do Daé, Lenira, Zilma, Antonio Britto, Henrique, Sebastiãozinho Araújo e Álvaro Marques

O encontro do grupo para os ensaios era muito divertido. Havia um bom entrosamento e um grande interesse pelo teatro, o que, de certa forma, contribuiu para o grande sucesso da peça e das apresentações do grupo.

A primeira apresentação foi na antiga sede do Recreio Esporte Clube. Depois Abaiba, Laranjal, Volta Grande, Leopoldina e Conceição. A propaganda era feita usando uma tabuleta com fotografias de cenas da peça que ficava apoiada na parede externa do local onde ocorreria a apresentação.

Durante a encenação percebia-se uma empatia muito grande da platéia com os personagens. As pessoas vibravam , riam, gritavam, sapateavam, principalmente nas cenas de brigas e discussões. É importante deixar registrado para a posteridade que alguns tapas nada tiveram de teatrais. Doeram mesmo. Eu mesma levei uns que me deixaram furiosa. Não perdia tempo, levantava e com o rosto avermelhado distribuía tapas em quem estivesse na minha frente. Era uma delícia. A platéia delirava.

Depois da apresentação como era divertido lembrarmos quem apanhou e bateu mais.

Antes da apresentação da peça fazia-se uma encenação tendo como elenco Careca e Dílson. Para o público estava apenas acontecendo a limpeza do palco. Cenário: um balde cheio de água, outro cheio de pétulas de rosas que ficava escondido da platéia, vassoura e pano de chão. Careca, meu irmão, passava o pano molhado no assoalho. Dílson provocava-o chamando-o de preguiçoso e incompetente. Os dois quase saiam no tapa. As agressões verbais ganhavam intensidade passando para o público a idéia de que a discussão era verdadeira e de que não se tratava de uma encenação. Dílson saia e Careca continuava resmungando limpando o chão. Iniciava um diálogo com a platéia reclamando. A reação de risos deixava-o enfurecido. Saía de cena e num canto trocava o balde de água pelo de flores. Como eram iguais o público não percebia diferença. Voltava ao palco e começava a discutir com a platéia ameaçando jogar a “água”. Era uma correria danada. Algumas pessoas levantavam-se e iam para o fundo do teatro. O momento ganhava intensidade. Até que Careca pegava o balde e atirava o seu conteúdo na platéia: em vez de água pétulas de rosas. A reação inicial era de susto que se transformava numa fração de minutos em risos e calorosos aplausos. A cena era tão real que numa apresentação em Volta Grande um homem que estava na platéia resolveu chamar a polícia para separar a briga. Foi preciso o José Britto explicar ao policial que se tratava de uma encenação.

Foram bons momentos. Divertíamos e levávamos alegria para as pessoas. Só podemos dizer que fizemos sucesso.

Quem Casa Quer Casa

“Quem casa quer casa”, texto de Martins Pena (1845), foi a primeira montagem do Grupo Theatrum, estreada em 1990.

É uma comédia curta, rápida, que trata das relações familiares salpicadas de críticas aos costumes vigentes na época. Não se propõe a grandes análises. É uma visão irônica, divertida e jovial desta instituição sempre tão conturbada que é a família.

Quem casa quer casa”, texto de Martins Pena (1845), foi a primeira montagem do Grupo Theatrum, estreada em 1990.

Nenhum comentário: