Total de visualizações de página

PLACA NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

PLACA  NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

domingo, 9 de setembro de 2007

DOCES E PASTÉIS




Lenira Rocha Peres Mercadante
“Ama, e faças o que quiseres”.
(Santo Agostinho
Segundo Santo Agostinho tudo o que fazemos com amor é bom. “Ama, e faças o que quiseres”. Embora não seja, de fato, uma escritora amo minhas raízes, sua história, sua gente e tudo o que diz respeito a Recreio. Gosto de falar, ouvir e escrever sobre minha terra o que faço com satisfação e amor.
Vivo o presente com alegria, mas não podemos ignorar a nossa história. Uma coisa é ficar presa ao passado, outra é buscar lembranças agradáveis. Quantas pessoas boas passam pelo nosso caminho e fazem parte da nossa história. Ajudam-nos na caminhada e nos dão oportunidades de seguir em frente. Como esquecê-los! Tenho um grande carinho por elas.
Quando, ainda menina, comecei a trabalhar fora de casa. Meu primeiro emprego foi na farmácia do Helio Botelho por quem tenho grande admiração como também pelos seus familiares. Na farmácia trabalhava junto com o Zé Joaquim. Vivemos bons momentos no nosso trabalho. Depois trabalhei na farmácia do Ramires junto com seu pai Sr. Remídio, onde aprendi a admirá-los e ter uma grande estima por eles. Foi também um tempo de boas recordações. Sem falar no período em que trabalhei com o Dr. Rafael em seu consultório. Todo dia lia para mim a história de um santo. Foram momentos gratificantes onde aprendi muito com todos eles.
Antes de trabalhar fora de casa vendia e entregava as encomendas dos doces e pastéis que mamãe e minha irmã Aparecida faziam. Os canudos recheados com doce de leite e creme eram muito procurados. Sem falar nos deliciosos pastéis.
Tinha os lugares e as pessoas certas para vender e entregar as encomendas, como por exemplo, o Bar do Rui na Rua Botafogo. Para mim era uma delícia saborear os deliciosos picolés feitos por ele, principalmente os de coco e creme. Duro mesmo era fazer entrega num botequim nos Mandiocas, devido à distância e ao sol forte durante o verão. . O dono , salvo engano, era Nicácio. Fazia também entrega para o Sr. Euclides e o Sr. Manoel Carroceiro e outros que no momento não me recordo. Sr. Manoel Carroceiro tinha um barzinho em frente da Estação Ferroviária. Lembro-me que ficava de olho nas deliciosas rabanadas que ele vendia. Como o dinheiro não dava para comprar eu o perturbava tentando negociar a menor das rabanadas. Ele respondia dizendo que o preço era o mesmo. Mesmo assim insistia dizendo que aquela era menorzinha e podia ser vendida mais barata. Só sei que ele já cansado com a minha insistência acabava cedendo e lá saia eu toda feliz saboreando o delicioso doce.
Quantos aos lugares que eu vendia já tinha a freguesia certa. Vendi muito na Rua São Joaquim, principalmente na cerâmica. Passava sempre na venda do Valter Gouvêa. Ele, Zaca e Tavinho compravam sempre. Antes de comprar os pastéis eles me deixavam irritadíssima. Quando estavam quase comprando o Valter perguntava se o pastel era de vento. Muito irritada dizia que não vendia mais para eles. Eles me bajulavam e eu acaba voltando. Aí começava tudo de novo. Perguntavam se o recheio era de carne de cachorro. Eu não agüentava , ameaçava sair e dizendo que eles fossem comprar de outra pessoa que não vendia pastel de vento e carne de cachorro. Quando ia saindo o Valter e Tavinho me chamavam, diziam que era brincadeira e tudo ficava numa boa. Vendia meus pastéis e eles se deliciavam com eles. O Zaca, muito reservado, só ficava de longe estampando um discreto sorriso.
Pensando bem as pessoas com as quais trabalhei, de uma forma ou outra, contribuíram com seu serviço para a nossa Recreio. Por aí se vê quantas pessoas passam pelos nossos caminhos deixando suas marcas e contribuições para o nosso crescimento. Agradeço a Deus por isso.

Nenhum comentário: