Total de visualizações de página

PLACA NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

PLACA  NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

sábado, 29 de setembro de 2007

LEMBRANÇAS DA FERROVIA

LEMBRANÇAS DA FERROVIA

Armando Sérgio Mercadante

“Coisa esquisita é o trem

Quando sai de uma cidade.

Pra uns ele leva alegria

Pra outros deixa saudade”.

(Luiz Vieira)

Em 1960, quando cursava a segunda série ginasial, não queria nada com os estudos. Gostava mesmo era de tocar violão, ouvir música, sair com a turma e tentar conquistar os brotinhos. Com a entrega do Boletim Final minha sorte estava decretada: REPROVADO. Em 1961 engoli seco o gosto amargo de repetir a segunda série ginasial. Com uma semana de aula recebi do José Britto, Diretor do Ginásio, a maravilhosa notícia da minha promoção para a terceira série. Fui amparado pela Lei 4.024/61 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) que suprimiu o Latim do currículo escolar, matéria em que tinha sido reprovado. Mesmo assim, como castigo papai convocou-me para ajuda-lo na estação ferroviária onde aprendi telégrafo. Trabalhava durante o dia e a noite freqüentava o ginásio. Foi a época das históricas greves dos ferroviários. Quantas vezes uma composição carregada de frangos ou bois ficava parada na plataforma da estação aguardando o término da greve. Ajudava meu pai a dar água e alimentar os pobres animais até que o trem pudesse seguir o seu destino. Como papai era Chefe da Estação não podia fazer greve.

Gostava do ambiente da estação. O movimento dos trens, o telégrafo que não parava de desenrolar sua fita com os intermináveis pontos e linhas, o barulho da bilheteira autenticando os bilhetes dos passageiros, a movimentação dos viajantes e funcionários, a chegada e partida dos trens e o sino informando a saída da composição das estações do percurso.

Recentemente li com alegria a iniciativa da Prefeitura de Recreio de colocar em funcionamento o trem de turismo Recreio/Angaturama que será puxado por uma Maria Fumaça de 1880. Será a oportunidade para os recreienses e visitantes que nunca andaram de trem experimentarem a emoção de uma viajem no tempo. E para quem já andou de trem matar a saudade da Maria Fumaça que marcava presença despejando suas fagulhas nas janelas dos vagões de passageiros. Q uem não usava o guarda-pó corria o risco de ter a roupa furada por um pedaço de carvão em chamas.

O Barracão, palco de muitas histórias e das tradicionais Missas celebrados no dia 1º de Maio em ação de graças pelo Dia do Trabalho, foi reformado e descaracterizado. Se tivesse sido tombado...


Nenhum comentário: