Total de visualizações de página

PLACA NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

PLACA  NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

domingo, 8 de maio de 2011

HOMENAGEM DO BLOG AOS DIA DAS MÃES

Citta Del Vaticano - Basilica de S. Pietro - La Pietà di Michelangelo

Minha prece no Dia das Mães

Frei Lourenço Maria Papin OP
maio 2009

Dentre as múltiplas datas comemorativas do calendário civil no Brasil, a do Dia das Mães sem dúvida sobressai como a mais marcante, porque impregnada de muito carinho, ternura e emoção.

Prescindindo do aspecto comercial que a envolve, é justo e louvável que essa data se constitua num momento especial de cada um reverenciar sua própria mãe, de abraçá-la e cobri-la de beijos, manifestando-lhe todo afeto e gratidão. E se ela partiu para a Casa do Pai, seja a data celebrada num clima de afetuosa e talvez lacrimosa oração.


Estas breves citações bíblicas venham nos ajudar e mesmo nos questionar na celebração do Dia das Mães: “Honra teu pai e tua mãe” (Ex 20, 12). “Filho meu, escuta os avisos de teu pai, não rejeites as instruções de tua mãe” (Prov 1, 8) “Honra teu pai de todo teu coração e não esqueças as dores de tua mãe. Lembra-te de que foste gerado por eles. O que lhes darás pelo que eles te deram”? (Eclo, 27-28)


Venha a maternidade divina de Maria enaltecer a maternidade humana na sua grandeza e beleza, na sua dignidade e responsabilidade. Deus quis ter uma mãe! Aliás, nenhum título de Maria é mais sublime do que o de Mãe de Deus (em grego “Theotókos”, conforme a definição do Concílio Ecumênico de Éfeso, no século V).


No intento de contribuir para um clima de espiritualidade e mística deste Dia das Mães, deixo aqui minha humilde prece pelas mães.


Senhor, por vosso Filho Unigênito nascido de Maria, a mais santa de todas as mães, santificai as nossas mães.


Senhor, ajudai-as na sua difícil tarefa de humana e cristãmente educar e formar seus filhos para o hoje e o amanhã de suas vidas.


Senhor, abençoai nossas mães por suas noites indormidas de vigília à nossa cabeceira, por seus sacrifícios e renúncias por nós.


Senhor, consolai todas as mães que viram seus esposos ou seus filhos partirem para a Eternidade. Enxugai as suas lágrimas.


Senhor, olhai pelas mães pobres dos campos e das cidades, vítimas maiores das injustiças sociais que nos cercam, dai-lhes força e idealismo, dai-lhes a graça do heroísmo.


Senhor, velai por todas as mães solteiras. Que elas Vos encontrem no mistério da maternidade que tiveram a coragem de assumir.


Senhor, confortai com a vossa graça as mães esquecidas, desprezadas e incompreendidas.


Senhor, concedei saúde e fortaleza a todas as mães doentes ou alquebradas pelo trabalho e pela idade.


Senhor, protegei e socorrei as mães que vêm seus filhos vítimas das drogas e de tantos outros males gerados pelas injustas estruturas da sociedade moderna.


Senhor, dai força e ânimo àquelas mães que enfrentam a dura situação de serem “mães e pais” ao mesmo tempo.


Senhor, fazei que saibamos ouvir nossas mães em suas mensagens de alegria e de sofrimento, de renúncia e de entrega, de compreensão e de amor.


Senhor, lembrai-vos de todas as mães falecidas; dai-lhes a recompensa pelo cumprimento de sua missão. Que a lembrança de suas palavras, silêncios e exemplos jamais se apague no coração de seus filhos e de seus esposos.


Senhor, iluminai nossas jovens para que se preparem com dignidade humana e cristã, para a sublime e árdua missão de um dia se tornarem mães.


Enfim, Senhor, que este mundo seja melhor, mais humano e feliz porque com fé e amor estamos celebrando o Dias das Mães. Amém.


“Filho meu, não rejeites as instruções de tua mãe”

Nenhum comentário: