Total de visualizações de página

PLACA NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

PLACA  NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

sábado, 11 de dezembro de 2010

SAUDADE - Lenira Rocha Peres Mercadante

"é a Lenira, a única que leva para tomar sorvete".
Hoje está muito frito! Acordei sentindo saudades de Recreio, dos parentes e amigos. Certa tristeza, também por falta dos telefonemas que recebia de minha sogra Dirce, que hoja não está mais entre nós, pois habita a morada celeste.
Era bom quando o telefone tocava e ouvia sua voz perguntando por cada um. Conversavamos sobre várias cisas da vida. Eu também ligava para ela e assim mantinhamos um contato constante que fazia bem para a alma e para o coração.
No leito sa Santa Casa de Misericórdia, em Juiz de Fora, ela praticamente já estava sem a lucidez. Certo dia, liguei para seu quarto, colocaram o telefone em seu ouvido e ela com dificuldade ouvindo a minha voz balbuciou algumas palavras que diziam "é a Lenira, a única que me leva para tomar sorvete".
De fato, quando íamos a Recreio, eu tinha o costume de passar na sorveteria em frente ao Olavo Bilac e comprar sorvete para nós. Enquanto ia para sua casa soboreava o meu preferido: abacaxi com amor em pedaços. Com passos apressados chegava num instante em sua com seu sorvete preferido: coco. Sentávamos na varanda e ali ficávamos conversando e saboreando os sorvetes. Ela praticamente não saia de casa por causa das pernas que já estavam sem firmesa devido à artrose nos joelhos.
Num dia ensolarado, fazia muito calor em Recreio, levei-a devargazinho e com cuidado até a sorveteria. Lá sentávamos e ficavamos conversando e saboreando os sorvetes. Percebia em seu semblante, nas suas palavras, alegria por ali estar. Compreendi que aquele momento era especial para ela. Como dizedr, a felicidade é feita de pequenas coisas.
No dia de sua partida el já estava na UTI. Algumas horas antes, eu, Armando e nosso filho Cristiano, assistimos a Missa celebrada pelo Pe. Lélis na Capela Nosso Senhor dos Passos, que fica no pátio da Santa Casa. Pedimos a Deus por ela. Lembro-me bem das palavras do Armando: " só pedi a Deus para não deixar minha mãe sofrer".
Voltamos para casa e por volta da meia noite e trinta minutos o telefone tocou. Temerosa atendi: era a enfermeira conunicando seu falecimento. Tinha chegado o momento: ela foi para junto de Deus!.
Entendo que estamos aqui de passagem e que dessa vida nada levaremos, a não ser as obrar que praticamos. Tenho fé que não pertencemos a esse mundo e que um lindo céu nos aguarda. De qualquer maneira, a dor da perda é inevitável.
No livro "Cartas entre Amigos", de Pe. Fábio de Melo e Gabriel Chalita, existe uma passagem onde Gabriel fala dos momentos finais de um amigo querido em um quarto de hospital. Ele perguntou-lhe sobre o fim, e Gabriel não sabia o que dizer. Chegou a contar para ele o que alguns filósofos explicavam sobre a morte, mas o amigo inquieto queria mesmo era saber o que pensava do fim. Gabriel respondeu-lhe que não sabia; que o mistério da partida não tinha sido revelado a homem nenhum. O seu amigo apenas o olhava esperando que algo mais fosse dito. Dentro de poucos instantes ele partiria e queria uma resposta. Gabriel lhe disse que acreditava em Deus e o homem concordou com a cabeça dizendo que também acreditava. Gabriel encheu-se de coragem e disse-lhe: que ficasse tanquilo , pois se Deus existia ele não nos trataria como um brinquedinho, que quando velho e estragado se joga fora, colocando outro no lugar. Fomos feitos para muito mais do que isso. O amigo sorriu, esperando pelo fim ele sorriu. Deus não nos fez para o nada, mas para a plenitude, e a plenitude é complexa demais para que nossa razão possa explicar. E as pálpebras daquele que estava partindo cerrou-se para sempre. Foi-se em paz.
(Artigo publicado em Mar de Morros, Edição 115 - Ano XII - 2010)

Nenhum comentário: