BANDEIRA DE RECREIO-MG
RECREIENSE DE CORAÇÃO
(25/02/1925-12/12/2010)Em nove de outubro de 2010 recebi uma carta do Sr. Dorigo me enviando suas ultimas poesias e falando do seu Diário: "estou fazendo um trabalho para compor Meu Diário, que vai ficar para a Eternidade". Mencionou o livro CRONICAS DE UMA NOITE DE VERÃO que está sendo impresso no Rio de Janeiro com previsão para ficar pronto no final de 2010."Recreio, 9 10 2010
Meu caríssimo Armando Sérgio:Saudações fraternas com votos de boa saude, paz e amor, extensivos aos seus familiares. Este trabalho que junto envio-lhe, é fruto desta manhã muito inspirada pela Graça do Pai Eterno(...)".
MAR DE MORROS na Edição 111 - Ano XI - 2010 entrevistou Seu Dorigo. Da entrevista selecionei duas perguntas: uma que fala sobre o Cine Sonho de Criança porque vive este momento e a outra sobre o professor.
"MM - Por falar em cinema, o que foi o Cine Sonho de Criança, em sua vida?DORIGO - O "Cine Sonho de Criança" foi de fato produto de um sonho quando criança. Em 1945 adquiri um projetor cinematográfico silencioso, com o qual divertia a garotada da minha rua, dando sessões em minha residência. Depois levei a idéia para o Sindicato da Classe, onde era representante, exercendo a função por 10 anos. No Sindicato dos Ferroviários criei uma associação, com a qual adquiria filmes das grandes produtoras do Rio de Janeiro, depois que fui presenteado com um projetor sonoro, pela Administração Inglesa da Ferrovia, que autorizou as Oficinas de Porto Novo a fazer bancos para a sede do Sindicato, para confortar os frequentadores do cinema. Mais tarde (a partir de 1959) o Cinema Sonho de Criança passou a funcionar no Clube Flor da Mocidade e ali permaneceu até 1962. Naquela época eu também atendi com cinema, o Distrito de Conceição da Boa Vista.
MM - E agora, diante dos seus 90 anos, mediante a tudo isso, que conselho daria aos mais jovens?
DORIGO - Penso que o melhor conselho é que os jovens procurem dedicar-se-se mais nos estudos e no trabalho. Nos estudos, respeitar e acatar as recomendações dos professores concendo-lhes todo carinho. E no trabalho, fazer todo o possível para agradar aos empresários, desenvolvendo melhor sua função. Não se descuidar da obediência aos pais e dos princípios democráticos e religiosos(...)"
Nenhum comentário:
Postar um comentário