Total de visualizações de página

PLACA NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

PLACA  NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

sexta-feira, 25 de maio de 2012

A MATANÇA: Armando Sérgio Mercadante



Na segunda semana de abril deste ano a barbárie aconteceu em Recreio com o assassinato de vários cachorros no Alto da Igreja. Foram mortos com bola, prática cruel usada antes da Lei de Proteção aos Animais para matar os cachorros de rua. Dependendo do grau de sadismo do funcionário da prefeitura, sobrava também para os que estavam nas varandas, jardins ou becos de suas casas. Lembro-me na minha infância que um funcionário da prefeitura se encarregava dessa desumana tarefa. Na infância dos meus filhos, Conder, cachorro de minha mãe, foi morto com bola na varanda da nossa casa. Recentemente Fusquinha, cachorro do José Peres ( beque-direito do Recreio EC nos áureos tempos do famoso trio Zé Pretinho, Peres e Dedinho), foi uma das vítimas quando estava em frente de sua casa. Tomei conhecimento que aproximadamente trinta cachorros foram sacrificados. Nossa prefeitura tem que cumprir o que determina o Art. 68 do nosso Código de Posturas recolhendo os cachorros abandonados que devem ser tratados de acordo com a lei que protege os animais.
Algumas prefeituras usavam o processo da injeção letal, o que é também considerado crime, segundo a Lei que protege os animais, punido até com a prisão do infrator. Praticar ato de abuso e crueldade em um animal era considerado contravenção penal (Art. 64 Lei Contravenções Penais). A partir da Lei 9605, de 12 de fevereiro de 1998 - Lei de Crimes Ambientais, estes atos passam a ser tratados como CRIME. As penas para quem maltratar um animal pode ser PRISÃO DE TRÊS MESES A UM ANO, além de multa.
 
O QUE É CONSIDERADO "MALTRATAR UM ANIMAL
1 - Não prover-lhe alimentação adequada e água limpa; 2 - deixá-lo ao relento sem abrigo, sob sol, chuva ou frio; 3 - mantê-lo preso em corrente curta; 4 - não procurar um veterinário se o animal adoecer; 5 - manter o animal em lugar anti-higiênico; 6 -abandonar um animal doméstico à sua sorte;  6 - mutilar um animal; 7 - utilizar este animal em shows que possam lhe causar pânico ou stress; 8 - utilizar animais em experiências cruéis sem uso de anestésicos e sedativos adequados; 9 - agredir fisicamente um animal indefeso; 10 - matar um animal (exceto eutanásia, em caso deste animal estar muito doente e sem possibilidade de cura e aqueles que são destinados à alimentação. Neste caso, o abate deve ser de acordo com procedimentos humanitários, sem causar sofrimento ao animal.);11 - deixar seu animal vagar desacompanhado pelas ruas, sem uso de guias, permitindo que corra o risco de ser atropelado e 12 - não dar atenção e carinho aos seus animais de estimação, privando-os da companhia e do atendimento humano.
 Uma das soluções para as prefeituras que enfrentam o problema de cachorros abandonados nas ruas é a consultar a página da ONG ARCA BRASIL (www.arcabrasil.org.br) onde encontrará orientações para resolver o problema.

VALE CONFERIR:
Cerca de 7 mil pessoas estiveram na manifestação “CRUELDADE NUNCA MAIS” na Avenida Paulista desse domingo, 22, cobrando mudanças na legislação e penas mais justas para quem comete crimes contra animais, de acordo com a polícia militar. O grupo se reuniu às 10h em frente ao Masp (Museu de Arte de São Paulo), seguiu por uma faixa da avenida em direção à Praça do Ciclista, na Rua Consolação e retornou ao ponto de encontro. A manifestação terminou por volta das 12h30.
Esse evento foi um grande marco para a proteção animal no país. "Queremos mostrar que existe um público grande pedindo punições mais severas contra quem maltratar os animais", disse Fernanda Barros, uma das organizadoras.
De acordo com o site www.crueldadenuncamais.com.br, a manifestação “CRUELDADE NUNCA MAIS” é um movimento pacífico e respeitador das leis, idealizado e organizado pelos protetores de animais do Brasil, o qual será o início de uma série de ações que visam a penalização correta para crimes de maus tratos aos animais.

Nenhum comentário: