Total de visualizações de página

PLACA NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

PLACA  NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

IV FESTIVAL DA POESIA DE RECREIO: setembro de 1971

AS DEZ VENCEDORAS

1º LUGAR:

RUA OU AVENIDA
(Violante Maria Fonseca)

Por onde voa?
Pela avenida ou tomo a rua da direita
que leva sempre a um só lugar?
- ela é mais certa e mais curta
do que as ruas que eu quis fazer.
Dá na escada baixa, sem degraus...
Quem sabe ela não soube se entristecer
e então ficou em si mesma esperando
alguém que não queria parar
no tempo da espera.
Alguém que não chore porque só enfeitou de amor,
e, canta um tom e um destom, da vida andante.

Se não faço isto, sigo sem um rumo,
tudo que é grande é ao mesmo tempo frio.
Deixa longe a possibilidade de esbarros.
E esbarrar é bom porque é contato
nas coisas que se quiz e não conseguiu.
Esbarrar no braço do abraço que passou.
Nos olhos o espanto e amor se encontrarem.
Cingir os corpos no contato mudo,
que fala tanto quanto os passarinhos.

Na avenida:
a vida passa sem esbarros
Na rua:
a gente esbarra na vida.

2º LUGAR:

TRIBUTO A UMA VIDA MORTA
(Jorge Luis Padilha Lopes)

Era finados, fêz dia claro, e aquele ano se passou.
Se passou, porque mais uma vez eu levava flôres e velas.
Flôres e velas, ´para enfeitar o túmulo daquela que morreu
pela minha vida.
Daquela que se entregou em pó ao chão depois de
não ter sentido o pêso da terra fria que eu esmaguei com os pés.
Daquela que não viveu, e sim trocou sua vida por uma vida que nada valeu.
Morreu sentindo a dor de uma vida que depois de
vivida por mim, agradeço com flôres e velas.
Flôres, das quais o aroma jamais perfumará seu corpo.
Velas, as quais nunca iluminarão seus caminhos.

3º LUGAR:

QUERO
(David Lacerda Germello)

Quero ver nascer
o sol, a flôr
quero a paz
quero o amor,
a paz do mundo
o amor profundo
Quero ter um sonho
não de ilusão
Ver a paz
e o amor perfeito.

Nasceu o sol,
nasceu a flor,
não veio a paz,
mas veio o amor
não tão perfeito
não tão profundo
mas o amor do mundo.

4º LUGAR

INFILTRAÇÃO
(Ruy Lacerda Germello)

Infiltração. Dissolução.
Corpos dissolidos
Corpos infiltrados.
Infiltro meu corpo ao teu
Infiltro prazeres meus
Aos desejos teus,
Infiltro minh'alma
para que um dia um ente rejuvenecermos.
Infiltro numa garrafa de gin
A procura de uma fuga sem fim
Infiltro, descubro
Alcool dominável
de problemas imperfeitos.
Revolucionàriamente tento resgatar
A falsa fuga fabricada por uma neurose
Infiltro no próprio EU
Descubro:
Várias premissas
Me concluem - Amo & Vivo.

5º LUGAR

CAMINHANTE
(David Lacerda Germello)

Caminhando
caminhos complexos
caminhante complexado
caminhou caminhos
côncavos-convexos.
Caminhos confusos
coloridos contrastantes
cobertos com cores coradas
concordando comumente
com corpos construídos
com concretização.
Caminhando
caminhos complexos
caminhante complexado
caminhou caminhos coerentes.

6º LUGAR

UMA ROSA... A ÚNICA
(Dirce Rocha da Silva)

Eis um botão de rosa
Lindo, vermelho, sózinho
Numa única roseira
Num único galho
No meu mundo
Que é único.

Porém nessa vida
Surge o sol e a chuva
Chega o vento e o tempo
E a flor já se abre
E torna-se linda
E torna-se única.
E apesar do sol e do vento
E apesar da chuva e do tempo
E apesar dos pesares
A minha flor não morre
Ela é única
Não pode morrer nunca.

7º LUGAR:

DUAS PALAVRAS AO MUNDO: GUERRA E PAZ
Saí - "pela aí"
A Te procurar
Na Terra, no Mar, no Ar
Em todo lugar
Eu te chamav:
- PAAAZ! PAAAZ!
Onde estás?
E TU NÃO RESPONDIAS!
E no entanto
Para meu encanto
Tu estás aqui!
- No beijo da espôsa amada!
No sorriso do filho querido!
Então que mistério é êste
MEU DEUS!?
Que não encontramos a Paz
Nos ensinamentos Teus?
E porque a Paz
Está... na Guerra:
Da fome em Biafra
Na mortandade do Vietnã
Nos campos de Cuba
Nos terroristas arrependidos de amanhã!
De uma palavra mal compreendida!
De um beijo perdido
De um Adeus da mulher querida
De um amor incompreendido!
E no entanto
Para nosso encanto
A Paz está aqui:
- No beijo da esposa amada!
No sorriso do filho querido
No beijo da namorada...
Na volta do Amor perdido!

8º LUGAR:

PERANTE O MUNDO
Beijos
Concepções de almas famintas
Amor
Encontro do obscuro com inexistente
Sonhos
Ilusão de tudo o que se quer fazer
Eu
Um ponto à procura do mundo
Mundo
Um tesouro perdido no infinito
Lua
Sonhos de muitos tolos
Homem
O que diz pensar
Pensamento
Raciocínio de um Robô
Robô
Homem fabricado
Tu
O que eu procuro no mundo
Procuro
Desencontro do encontro
Feliz
O que já não sou.

9º LUGAR:

TEOREMA
(Violante Maria Fonseca)

A tristeza chorando
espera um "Aladim".
Precisa abrir os braços.

Atrás da tela
há alguém que espera.

Bastaria eu abrir os braços.

Essa estrêla esconde um coração,
que além de luz,
quer ser promessa.

Falta só abrir os braços.

O sorriso deseja
chorar em alguém.

Espera, o abrir os braços.

Lá fora a flor, por momento
quer provar do desamor.

E eu... abri os braços.

1oº LUGAR:

QUERO VIVER
(Ruy Lacerda Germello)

Posar, Sentir e Refletir
A Evolução Pseuda se Reluz
Predomina A Insuficiência.
Tenta Parecer Escondida
Com Vulto Sem Perceber
Parece Ser Maior
Vendo Que nâo Consegue
Tenta Apelar.
Quero Sentir Um Apêlo
Quero Mandar Às Favas
Quero Me Ver Rindo
Quero Me Ver Chorando
Sentir... Refletir...
Pensar Que Tudo Se Foi
Uma Tortura Liderava
O Direito De Ser O Melhor
Para Uma Vida Sem Rancor
Passa A Vida
Vem a Morte
Ressureição!!!
Acabo de Crer!
Nasci Novamente.


ACERVO: O JORNAL DE RECREIO

Nenhum comentário: