Quem viesse do Rio de Janeiro pela E.F. Leopoldina, pela linha tronco de Caratinga, sairia de Barão de Mauá, RJ, passaria por Caxias, RJ, subiria a cremalheira de Petrópolis e atingiria Três Rios — quase na divisa RJ/MG, onde o trem era partido em dois. Um pedaço iria para o ramal de Carangola, à direita e o outro para o ramal de Caratinga, à esquerda.
Prosseguindo pela esquerda, o trem atingia Bicas, já no km 249. Aqui havia uma importante oficina da estrada.
Descendo uma serra, estava o trem atingindo São João Nepomuceno e mais um pouco, no km 296, chegava a Furtado de Campos, onde à esquerda saía o ramal de Juiz de Fora.
A locomotiva usada em 1891 pela E.F. Leopoldina era a Baldwin (ver fotografias), que fazia o trecho Rio de Janeiro a Juiz de Fora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário