Total de visualizações de página

PLACA NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

PLACA  NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

terça-feira, 1 de março de 2011

NO BLOCO DA VÓ ISA

Lenira Rocha Peres Mercadante

Foi numa casca de banana, Que eu pisei, pisei, Escorreguei, quase caí, Mas a turma lá de trás gritou: Tem nego bebo aí, Tem nego bebo aí. ...

Olha o carnaval aí minha gente! Quanto riso, ó quanta alegria dos foliões do Bloco da Vó Isa.

Depois de trinta anos sem saber o que era pular carnaval, para matar a saudade, resolvi participar do carnaval 2009 em Recreio pulando no Bloco da Vó Isa. Comigo estavam minhas irmãs Zé e Ana, meu cunhado Cacá, minha sobrinha Jeane, meu filho Cristiano e meu marido Armando que mais parecia um Pierrô atrás da Colombina. Mesmo sem fantasia participou do bloco e enfeitiçado pelas músicas acabou caindo no samba.

Fomos para a Rua Aragão em frente da casa da Vó Isa onde os foliões estavam concentrados aguardando o início do desfile. Já havia bastante gente. Foi demais. Aproveitamos tudo o que tínhamos direito. Fiquei muito feliz. Estava tudo muito maravilhoso. Quantas pessoas amigas que não via há muito tempo estavam participando. Quantos abraços apertados e sorrisos. Matamos a saudade. A alegria era contagiante.

Na concentração foi servida uma batidinha que foi fundamental para descontrair ( que delicia!). Entregaram também um bastão com luzes coloridas. A fantasia um colete azul escrito com letras brancas “Bloco da Vó Isa”, um chapéu branco para as mulheres e azul para os homens.

A euforia tomou conta dos participantes que, descontraídos, fizeram uma grande e inesquecível apresentação.

O carro de som deu inicio ao desfile tocando a Marcha composta pelo Pedro Dorigo, homenageando Vó Isa e Chumbinho (Rei Momo e Prefeito): “Nós cantamos a alegria da Vó Isa/No céu, mais uma nova estrela,/Na terra, uma terna brisa,/Deixou-nos a saudade,/Seu sorriso de criança,/Seu exemplo de bondade,/Sua fé, sua esperança/E num rastro feito véu/Foi também nosso Rei Momo/E, juntos, vão cantar com os Baetas lá no céu./Hoje o nosso Bloco sai com todo seu carinho,/Cantando, cantando em homenagem/A Vó Isa e Chumbinho”. E as deliciosas e tradicionais marchinhas dos eternos e inesquecíveis carnavais: Vem cá seu guarda, Você pensa que cachaça é água, Chegou a turma do funil , Sassaricando, Maria sapatão, Vai, com jeito vai, Taí eu fiz tudo pra você gostar de mim, O teu cabelo não nega mulata, Ei, você aí! Me da um dinheiro aí!, Mamãe eu quero, Mamãe eu quero mamar, Quem sabe, sabe, conhece bem, dentre outras. Os foliões se entregaram a magia do carnaval. Quando tocava Cidade Maravilhosa o orgulho recreiense aflorava nos corações dos participantes e do público entusiasmado que sambava e vibrava com a apresentação.

Quando chegamos em frente do palanque oficial algumas pessoas que estavam assistindo não resistiram, entraram no bloco e sambaram conosco. Foi simplesmente maravilhoso! Fiquei fascinada!

No próximo carnaval, se Deus permitir, estaremos firmes e fortes no desfile do Bloco da Vó Isa.

Fiquei encantada com o trabalho dos organizadores do nosso desfile. Parabéns!

Vamos cantar juntos?

“As águas vão rolar. Garrafa cheia eu não quero ver sobrar. Eu passo mão na saca saca saca rolha. E bebo até me afogar. Deixa as águas rolar ...”.

“Sassaricando/Todo mundo leva a vida no arame/Sassaricando/A viúva o brotinho a madame/O velho na porta da Colombo/É um assombro/Sassaricando/
Quem não tem seu sassarico/Sassarica mesmo só/Porque sem sassaricar/Essa vida é um nó”.

“Cantando, cantando em homenagem/ A Vó Isa e Chumbinho”.

(Artigo escrito em 2009)

Nenhum comentário: