Total de visualizações de página

PLACA NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

PLACA  NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

segunda-feira, 7 de março de 2011

RECORDAÇÕES DE CARMO - RJ


























Em 1985 iniciei meu trabalho como professor de Psicologia da rede estadual de ensino do Estado Rio de Janeiro na cidade do Carmo. Lecionava para as turmas do Curso de Formação de Professores, Técnico em Contabilidade e Estudos Adicionais - Pré-Escolar do Colégio Estadual de Carmo. Saía de Juiz de Fora no meu carro nas quintas à tarde e retornava nas sextas às 22 h e 40 m. As turmas eram interessadas e as aulas tornavam-se momentos agradáveis e produtivos. A convivência com os alunos, amigos, funcionários e professores do Colégio compensavam o desgaste das viagens. Aos poucos Carmo foi se tornando familiar para mim. Num determinado dia o Professor Silvio de Além Paraíba convidou-me para ir à casa da Malfiza, professora de Geografia. Minha vida deu uma guinada de trezentos e sessenta graus. Fui acolhido carinhosamente na casa da dona Eni, Malfiza e Manoela que passei a freqüentar semanalmente nas sextas na parte da tarde até às 18 h e 20 m quando ia para o Colégio terminar minha jornada de trabalho. Foram momentos preciosos em minha vida. Dona Eni tornou-se minha “mãe de Carmo”. Quando ia a Recreio, minha terra, minha mãe perguntava, sem ciúmes: como está sua mãe de Carmo? A convivência semanal com elas passou a fazer parte da minha vida. Tinha conseguido outra família! Lecionei em Carmo até o final do primeiro semestre de 1989. O custo das viagens e as despesas com hotel já não estavam compensando. A opção era Três Rios que ficava mais perto de Juiz de Fora, embora meu coração quisesse Carmo. Tive que ouvir a razão e sufocar o sentimento. Casado, três filhos estudando em escola particular. Não dava mais para continuar. A decisão foi muito penosa e difícil, mas não tive escolha. Deixei Carmo e guardei-a em meu coração. A vida é feita de ganhos e perdas. Hoje, depois de vinte e dois anos, quando lembro de Carmo dá vontade de voltar.

Em julho de 1987 levei minha esposa Lenira e meus três filhos Armando Sérgio, Cristiano, Maria Fernanda com a prima Angeliana (em pé atrás do Cristiano) para conhecer meus amigos de Carmo (ver foto).


Um comentário:

Paulo Junior Fernandes disse...

Boa tarde Armando, por um acaso vi essa foto na internet, sou um dos garotos que esta nessa foto,sou neto da Dona Eni, sobrinho da Malfiza Fernandes,na verdade sou eu e meu irmao mais novo Bruno Fernandes, fiquei muito surpreso com essa foto. Espero que esteja bem assim como toda a sua familia.