Total de visualizações de página

PLACA NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

PLACA  NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

sábado, 17 de março de 2012

SEMINARIO DIOCESANO DE LEOPOLDINA



Dom Delfim Ribeiro Guedes foi o primeiro bispo da Diocese de Leopoldina onde esteve à frente da Diocese durante dezessete anos. A ele se deve a fundação do Seminário NS Aparecida.

O Professor de Matemática Waldir, os Diáconos Inocêncio e Carlos, a Professora de Francês Dionéia, o Reitor do Seminário Pe. Chamel, o Bispo Diocesano Dom Gerardo Ferreira Reis, o Professor de Latim e Músico Pe. Gerardo Naves, Pe. Elcio Ferreira, o Professor de História Willian José Chámel e o Professor de Ciências Átila. Foto de de 1963.


Quando a Diocese de Leopolodina foi criada em 28 de março de 1942, o Clero residente na Diocese recém criada era na sua quase totalidade formado no Seminário Menor e Maior de Mariana-MG. Nos anos seguintes à criação da Diocese, os seminaristas Maiores e Menores continuaram estudando em Mariana, pois nossa Diocese continuava ligada àquela Arquidiocese. Vários seminaristas foram encaminhados a Mariana em 1944, 1945 e, principalmente, em 1946, porque o Bispo Dom Delfim desejava promover um trabalho em prol das vocações sacerdotais.
Monsenhor Guilherme de Oliveira

Em 26 de março de 1942 foi criada a Diocese de Leopodina. Em 1944 teve início o pré-seminário na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Muriaé, MG, sob a direção do Padre Messias Passos. Em 1948 foi criado o Seminário Nossa Senhora Aparecida, sob a direção do Monsenhor Guilherme de Oliveira. O Seminário funcionava na casa paroquial ao lado do Palácio Episcopal em Leopoldina.
No ano de 1949 foi transferido para o novo prédio, ainda em construção, hoje Centro de Pastoral Dom Reis. De 1949 a 1964 teve como Reitor o Padre Antônio José Chámel. Em 1965 Cônego Vinícius Santos e Silva. De 1966 a 1969 Pe. Elcio Ferreira. De 1968 a 1969 Padre Pedro Lopes de Lima. No final de
1970 vários padre pediram a Dom Reis o seu fechamento.




O Seminário Nossa Senhora Aparecida, sob a direção do Monsenhor Guilherme de Oliveira, que nasceu em Cachoeiro Alegre, distrito de Palma(MG), no dia 03.11.1916 e faleceu em 01.04.1995. Estudou no seminário de Mariana e ordenou-se padre, em 1947, na catedral de Leopoldina. Exerceu as funções de reitor do seminário Nossa Senhora Aparecida, em Leopoldina; chanceler do bispado; cônego, capelão do Asilo Santo Antonio e administrador diocesano. Foi educador de várias gerações de estudantes leopoldinenses. De 31.01.49 a 11.11.79, foi o diretor do Colégio Estadual Professor Botelho Reis (Ginásio).
O Seminário iniciou suas atividades na casa paroquial existente ao lado do Palácio Episcopal, em Leopoldina. No ano de 1949 transferiu-se para o novo prédio que estava em construção (hoje Centro de Pastoral Dom Reis). No final de 1969 encerrou suas atividades. Os seminaristas faziam o antigo Curso Ginasial e o Curso Clássico. Eram indicados pelos padres das cidades vizinhas e ingressavam no seminário com 12/11 anos de idade. A maioria fazia apenas o Ginasial. O índice de desistência era bastante significativo. Os que continuavam iam para o Seminário São José em Mariana (Seminário Maior) onde cursavam Filosofia e Teologia e se ordenavam padres. Foto abaixo.

Cenas da Opereta composta pelo Cônego Gerardo Naves na débcada de 1690Anibal representando Carlos (Morus)
Eduardo Henriques (Duende do Bem), Anibal (o poderoso Morus) e Nivaldo Pandeló (Duende do Mal)

Eduardo Henriques representando o personagem Duende do Bem.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES VISITE O BLOG seminrionsaparecidaleopoldinamg.blogspot.com 
OBS: seminrio sem o "a" mesmo.

PRIMEIRO ENCONTRO DE EX-SEMINARISTAS
OUTUBRO/2012
PROGRAMA:(Sujeito a alterações de comum acordo):
·         Dia 12(sexta): BOAS VINDAS (atém meio dia) – 13 horas: almoço no Seminário – Após o almoço tarde livre no seminário para confraternização.
                           17 horas: Terço na Capela - 
                          19 horas: jantar festivo num restaurante de Leopoldina(a escolher) – Após volta ao seminário para dormir
Dia 13(sábado)8 horas : Café da manhã e manhã livre para ir a cidade, todos juntos ou em grupos relembrando nossas poucas oportunidades de saídas para ir à cidade.
                                 11 Horas : missa especial para nós celebrada por Pe. Antônio Chamel na capela da Igreja do Rosário.
                                 12 horas : almoço – Tarde festiva musical: Aníbal e Eduardo estarão comandando a tarde musical com Teclado, Violão, Sax, Gaita e  vozes(uma versão mais moderna de nosso Grêmio Literário Pio XXII.O TRIO UIRAPURU estará presente.
                                17 horas : terço na capela
                               20 horas: Vídeo(telão) produzido especialmente por Eduardo Henriques para a data. – Comes e bebes (a resolver) e mais música e confraternização)
                             Repouso (livre)
                   
             Dia 14(domingo) :  8 horas : Café da manhã – Despedida e volta aos lares
          ATENÇÃO:  Todo o evento será filmado e depois enviado a preço de custo para todos que se interessarem.

Nenhum comentário: