Total de visualizações de página

PLACA NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

PLACA  NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

quarta-feira, 27 de abril de 2011

FUNDAÇÃO DO GINASIO DE RECREIO











Educação é o processo que desenvolve a cidadania fundamentando e ampliando a vivência democrática imprescindíveis num país tão cheio de contrastes, ambigüidades e contradições como o nosso.

Ter acesso à educação, um direito de todos e dever do Estado, sempre foi um processo marcado por lutas e reviravoltas de todo tipo ao longo da história brasileira.

Quem conhece nossa história da educação sabe o quanto as forças conservadoras lutaram para evitar a democratização do ensino. Em 1932 foi publicado o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Eram intelectuais que combatiam a educação elitista e defendiam uma escola pública de qualidade, gratuita e leiga. Acreditavam que somente através da educação o país poderia atingir o desenvolvimento. Os participantes desse movimento ficaram conhecidos como Os Escolanovistas, cuja bandeira era “educação para todos”.

Os ventos da democratização do ensino chegaram a Recreio quando em 24 de junho de 1956 um importante acontecimento sócio-cultural-educacional aconteceu em nossa terra: foi criado o Ginásio de Recreio tendo como mantenedora a Fundação Recreiense de Ensino. Em 10 de novembro de 1957 seu Estatuto foi registrado no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e das Pessoas Jurídicas da Comarca de Leopoldina, MG,. O Artigo 48 do Estatuto assim prescrevia: “A primeira Diretoria da Fundação Recreiense de Ensino fica assim constituída:

Conselho Curador: José Domingues Vieira, David Vieira Germelo, Dr. Geraldo Damasceno de Almeida, Edésio Duarte Andries e Antônio Magalhães.

Suplentes: João Guilherme Ferreira, José Pereira Paz, José de Castro Lacerda, Américo Simão e Amim Abraão Merij.

Presidente: Dr. José Antonio Monteiro de Barros

Conselho Diretor:

Vice-Presidente: Dr. Darcy Nunes de Miranda. Vogal: Estácio Robert Cunha. Suplentes de Vogal: Francisco Magalhães e Paulo Batista de Paula,

Diretor Executivo e Diretor do Curso Secundário: Pe. Celso Campos Sales. Assessor Técnico: Prof. João Barroso Pereira Junior (funcionário do MEC)” .

A Diretoria preocupada em cobrar mensalidades compatíveis com a situação dos alunos tomou conhecimento da existência de uma instituição que mantinha ginásios para alunos pobres: Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG). A CNEG foi criada em 1943, no Recife, por um grupo de estudantes universitários liderados por Felipe Tiago Gomes, que constatando ser a escola um privilégio de ricos, resolveu oferecer uma escola gratuita para os pobres, nascendo assim a primeira unidade do sistema o “Ginásio Castro Alves”. Os alunos de pés descalços, roupas rasgadas, mas sedentos de saber, recebiam os ensinamentos dos seus primeiros mestres que, voluntariamente, sem nada receber dividiam o que sabiam com quem tinha vontade de aprender. No início da década de setenta mudou o nome para CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade).

A Fundação Recreiense de Ensino fez contato com representantes dessa instituição sobre a possibilidade de encampar o Ginásio de Recreio. O sinal verde foi dado. A primeira providência seria fundar o Setor Local o que aconteceu em 27 de setembro de 1959. Em 10 de outubro do mesmo ano a Diretoria da Fundação Recreiense de Ensino aprovou a encampação. Em 22 de novembro de 1960, a Diretoria Estadual da CNEG, com sede em Belo Horizonte, deu parecer favorável e em 30 de novembro do mesmo ano a Diretoria Nacional, com sede no Distrito Federal, ratificou o citado parecer.

O início das aulas aconteceu no Grupo Escolar “Olavo Bilac”. Foi um dos maiores acontecimentos da história da nossa cidade. É sempre bom ressaltar, para entender a importância desse fato, que a democratização de oportunidades para as classes menos favorecidas encontrava e ainda encontra sérios limites diante da organização da sociedade brasileira em bases desiguais. Antes da criação do nosso ginásio poucas famílias recreienses possuíam condições de manter seus filhos em outras cidades para prosseguirem os estudos. A maioria contentava-se com o diploma de conclusão do Curso Primário.

É importante destacar que o terreno doado a FRE para a construção da sede do ginásio foi também transferido para a CNEG onde foi construído o Colégio de Recreio que já não existe mais.

O primeiro Setor Local, eleito em 27 de setembro de 1959, ficou assim constituído:

PRESIDENTE: Miguel Andries

VICE-PRESIDENTE: José Ribeiro Junqueira

1º SECRETÁRIO: Edesio Fernandes Duarte Andries

2º SECRETÁRIO: Aristides Dorigo

1º TESOUREIRO: Sebastião Camilo de Araújo

2º TESOUREIRO: Américo Simão

CONSELHO FISCAL: Silvio Rossignoli, Hélio Ferreira Botelho e Manoel Almeida Ferreira.

SUPLENTES: Antonio Mariano do Bem, João Guilherme Ferreira e João Henriques.

OBS: chapa apresentada pelo Sr. Amim Abrão Merij.

A sessão solene de criação do Ginásio de Recreio foi realizada no dia 24 de junho de 1956 no GE Olavo Bilac, tendo o Prof. João Batista de Castro Alvim proferido a aula inaugural. Estavam presentes membros da comunidade, professores, diretores, autoridades e os primeiros alunos que faziam o Curso de Admissão ao Ginásio.

Passando a pertencer a CNEG o uniforme caque com gravata vinho muda para o uniforme padrão da CNEG: camisa branca, com o escudo da instituição. e calça e saia azul marinho

Em 1967 o Ginásio de Recreio deixa o GE Olavo Bilac e se transfere para o prédio próprio passando a denominar-se Colégio de Recreio em virtude da criação dos cursos Normal e Técnico em Contabilidade.

Durante o período no Olavo Bilac muitas atividades marcaram época: o Grêmio Literário , a eleição anual da Rainha dos Estudantes onde vencia quem vendia mais votos, a Fanfarra sob o comando do competente Chico Adão, o intercâmbio entre cidades através de excursões de ida e volta, o grupo de teatro que fez sucesso com a peça Quem casa quer casa e a participação nas paradas de Sete de Setembro com seu uniforme de gala.

PRIMEIRA DIRETORIA

DIRETOR: Pe. Celso Campos Sales

VICE-DIRETOR: José Marcos da Silva Britto

PRIMEIROS PROFESSORES

David Vieira Germelo (Inglês), Fernando Donabella Massa (Desenho), Jacy de Paula Lacerda (Latim), José Marcos da Silva Britto (Matemática), Wadson Soares Brum (Geografia), Lia Albuquerque Monteiro (Francês), Maria de Castro Gama Lima, Nice Damasceno Muniz (Geografia), Pe. Celso Campos Sales (Religião), Pedro Augusto Martins (História), Cacilda Gesualdo Perry (Português), Iria Guilherme Ferreira (Trabalhos Manuais), Ivone Henriques da Silva (Português) e Pastor João Wendling Duarte (História).

PRIMEIROS ALUNOS DO CURSO DE ADMISSÃO - 1956

Jorge Cunto, Joaquim Márcio Soares de Almeida, Luiz Carlos Ferreira Dorigo, Paulo Sérgio Mourão Andries, Egisberto Ferreira Dorigo, Antonio Magno Soares de Almeida, Elcio Meira, José Antonio (Macuco), Danilo Albuquerque, Darci Moraes, Frederico Mourão Andries, José Gomes Coimbra, Edelmo Ferreira, Luiza, Maria Regina Albuquerque, Terezinha Helena de Castro Santos, Samira Saad, Maria Auxiliadora Chagas, Zilene Dutra Navarro, Silvia Simão da Silva, Sônia Simão da Silva, Jane Magalhães, Maria Elvira Britto, Aparecida Britto, Elcio Soares Brum e Nilza Moreira.

PRIMEIROS CONCLUINTES DO CURSO GINASIAL - 1960

Ana Maria Gesualdi Reiff, Antonio Magno Soares de Almeida, Aracy Ferreira de Castro, Frederico Antonio Mourão Andries, Hudson Cunha, Joaquim Márcio Soares de Almeida, José Gomes Coimbra, Jurandy Uffer de Freitas, Luiz Carlos Ferreira Dorigo, Maria Auxiliadora Chagas, Maria Regina Albuquerque, Nilza Moreira, Paulo Sérgio Mourão Andries, Rafael de Castro Lima, Ronaldo Fernandes Cardoso, Sebastião A. Nunes Pandeló, Silvia Simão da Silva, Sônia Simão da Silva, Terezinha Helena de Castro Santos, Welber Paulo Brum, Wilson Moreira e Zima de Paula.


Um comentário:

profjanes disse...

Como fiquei feliz em ver este histórico de Recreio!! Sou Rejane Brito ,filha do José Britto e Rufina, fiquei mto emocionada ao ver fotos de meus familiares, parabéns pelo blog!