Total de visualizações de página

PLACA NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

PLACA  NA ESTRADA DE CONCEIÇÃO DA BOA VISTA NAS PROXIMIDADES DO COLINA CLUBE

sexta-feira, 6 de junho de 2014

ROSA AMÉLIA MERCADANTE ALEIXO



Rosa Amélia Mercadante Aleixo nasceu em 04 de abril de 1905 no município de Pirapetinga, Minas Gerais, sendo seus pais Francisco Mercadante Júnior e Maria Rosa Russo. Quando casou-se com o senhor José Alexandre Aleixo, mais conhecido como Coronel Juca Aleixo,
veio morar em Dom Silvério. Aqui construiu uma família numerosa: teve 13 filhos - 10 homens e 3 mulheres. Sua filha Nilda faleceu com apenas 5 anos de idade, mas teve a felicidade de ver os outros crescerem e constituírem família.
Seu marido, José Aleixo, era um homem de muita visão, empreendedor, que além de diversas outras inúmeras atividades, enxergou a possibilidade de trazer ao então distrito de Saúde a luz elétrica. Juntamente com outros sócios, fundou a Cia. Força e Luz Saudense, em terrenos doados pela Arquidiocese de Mariana, em troca do fornecimento da energia para a Igreja e Casa Paroquial. Mais tarde tornou-se o único proprietário da Usina, quando esta já se encontrava em processo de desativação. Sua esposa, carinhosamente chamada D.Zizinha, era pessoa muito querida na comunidade, participava dos eventos locais e cuidava com muito zelo da casa, do marido e dos numerosos filhos. Faleceu em 06 de dezembro de 1979, em Dom Silvério, aos 72 anos de idade, já viúva de seu estimado esposo.
Nota:  Tia Zizinha era irmã do meu pai Armando Mercadante.
Fonte: Jornal O PONTILHÃO de Dom Silvério-MGT

Nenhum comentário: